A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil está monitorando as áreas de risco, e ao primeiro sinal de cheia e precipitação, a ação prevista é a de evacuação, delimitação e isolamento da área. Sob o comando do prefeito Mauro Nazif, a reunião serviu para esclarecimento das medidas tomadas com relação aos prejuízos causados pela enchente de 2014.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Jorge Elarrat, para as famílias dos distritos atingidos, como é o caso de São Carlos e Cujubim, o Município fará a deslocamento das comunidades para áreas próximas que estão sendo adquiridas, onde estão sendo realizados estudos de Georeferenciamento para a ocupação posterior.
Todas as possibilidades, já experimentadas na última cheia, estão sendo consideradas pelos órgãos competentes, já prevendo ações de segurança e defesa social. Foram também convidados para a reunião representantes da Procuradoria Geral do Município, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Casa Civil, Exército e Aeronáutica.