O Real Ariquemes pode ter uma semana intensa de jogos decisivos logo na primeira semana da temporada. Com estreia marcada para o dia 19 contra o Castanhal na Copa Verde, o Furacão ainda pode ter como adversário o Criciúma no dia 22 e estrear três dias depois contra o Guaporé no Rondoniense.
Para o confronto na Copa do Brasil, o Criciúma percorrerá quase 3.5 km para chegar na cidade de Ariquemes. Antes do confronto contra o Real, a equipe catarinense enfrenta o Camboriú-SC, na disputa do campeonato estadual. O vencedor do confronto enfrenta o Humaitá-AC ou Coritiba na segunda fase.
Na 33ª colocação do Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Tigre terminou o ano empatado com a mesma pontuação que o Guarani. Com o impasse, a CBF realizou um sorteio para definir quem iria participar da Copa do Brasil, ocasião em que o time catarinense levou a melhor.
Diferentemente do Real Ariquemes que ainda não estreou, o Criciúma já disputou seis partidas na temporada. Com apenas uma vitória até o momento, o clube catarinense acumula quatro empates e uma derrota no estadual. Até o dia do jogo da Copa do Brasil, o Criciúma pode disputar mais dois ou três jogos no campeonato, incluindo um clássico contra o Figueirense, marcado para o dia 26 de fevereiro.
No último confronto no campeonato, o Criciúma foi a campo no empate sem gols contra o Hercílio Dias com:
Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Rayan e Marcelo Hermes; Leo Costa, Crystopher, Fellipe Matheus, Ítalo; Lohan e João Carlos
Na última edição da Copa do Brasil, o clube catarinense avançou da primeira fase após empatar contra o Nova Iguaçu-RJ em 0 a 0. Logo no segundo confronto, foi eliminado para o Goiás por 1 a 0 fora de casa.
Esta é a terceira vez em que o Furacão do Vale do Jamari disputa a Copa do Brasil. Na primeira participação, em 2018, a equipe foi derrotada para outra equipe do Sul, o Londrina, por 1 a 0. No ano seguinte, o Real Ariquemes enfrentou outro clube catarinense, o Avaí, quando saiu derrotado por 4 a 1.
Sequência no comando e jogadores renomados
O treinador do Criciúma é Cláudio Tencati, que está em sua terceira temporada consecutiva no clube. Até o momento, Cláudio esteve à frente de 63 partidas da equipe. Ele assumiu a equipe no final da Série C em 2021, quando conquistou o acesso para a segunda divisão nacional. No total, o comandante venceu 26 jogos.
O elenco catarinense possui 33 jogadores, mas nenhum com passagem no futebol rondoniense. Entre os destaques, o Carvoveiro conta com o atacante Éder, formado no clube e com notoriedade no futebol italiano, com passagens em clubes como Sampdoria, Inter de Milão, Empoli, entre outros. Éder também disputou o campeonato chinês com o Jiangsu Suning.
Após a passagem na China, retornou ao Brasil para vestir a camisa do São Paulo em duas temporadas, marcando 11 gols. O jogador anunciou o seu retorno ao Carvoeiro neste ano. Com dupla cidadania, Éder disputou a Eurocopa com a Itália em 2016.
Outro destaque é Renan Bressan, outro jogador com dupla cidadania. Renan fez carreira no futebol bielorusso, onde conquistou a cidadania bielorrussa. O meia tem passagens também no futebol russo, português, cipriota e cazaquistanês.
Campeão da competição
O Criciúma é um dos campeões da Copa do Brasil. Com o título em 1991, sob o comando do Felipão, o clube possui em sua galeria de troféus a conquista da competição contra o Grêmio.
Com quase 76 anos de existência, o clube catarinense ainda possui o título de outras duas competições nacionais, o da segunda divisão em 2002 e da terceira divisão em 2006.
Neste ano, o clube catarinense disputa a segunda divisão nacional pelo segundo ano consecutivo.
Via Globoesporte.com