O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) anunciou a apresentação de projeto na Comissão de Desenvolvimento da Amazônia na Câmara para alterar o texto do Decreto 6.514 de 2008 autorizando aos agentes do Ibama a destruição de máquinas e equipamentos apreendidos em crimes ambientais para “evitar o seu uso e aproveitamento indevidos nas situações em que o transporte e a guarda forem inevitáveis em face das circunstâncias”. O parlamentar esteve na última quarta-feira, 17, acompanhando o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Espigão do Oeste, às vésperas da Operação Honoris.
O clima ficou tenso na região do distrito de Boa Vista do Pacarana porque um caminhão-tanque que abasteceria aeronave do Ibama foi queimado, fazendo com o que os agentes fechassem 47 madeireiras aleatoriamente. “Foi uma medida desmedida”, considerou o parlamentar, explicando que o ministro determinou a reabertura das madeireiras.
Chrisóstomo condenou a queima de caminhões e máquinas apreendidos em situação irregular. Para ele, são ações extremas que só acirram os ânimos. “Não defendo ilegalidades, mas não posso admitir exageros”, opinou.
O deputado elogiou a postura do ministro ao se reunir com os representantes do setor e visitar pessoalmente os empresários ouvindo suas reivindicações. “Depois de ouvir os empresários, o ministro defendeu o diálogo para buscar a conciliação evitando extrapolar os limites da atuação dos agentes públicos”, relatou o representante do PSL.
por Rondoniagora