Copa 2022: servidores federais têm ponto facultativo nesta 2ª

GDF e União liberaram servidores públicos em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022. Entenda como serão os expedientes

Servidores Públicos Federais e do Distrito Federal   terão ponto facultativo nesta segunda-feira (28/11), dia do segundo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022.

O Governo do Distrito Federal (GDF) definiu o horário de expediente reduzido em dias de jogos da seleção brasileira, durante a primeira fase da Copa. No último dia 24, por exemplo, quando o Brasil ganhou da Sérvia, o expediente ocorreu das 8h às 14 horas nos órgãos públicos.

Esta segunda-feira (28/11), porém, terá ponto facultativo, pois o jogo começa às 13h. Na última partida da Seleção Brasileira pela primeira rodada, na sexta-feira (2/11), o expediente nas repartições públicas será reduzido novamente, das 8h às 14 horas.

Nesta segunda-feira (28/11), a Seleção Canarinho joga contra a Suíça, às 13h. Na sexta-feira (2/12), enfrenta Camarões, às 16h.

Caso o Brasil passe de fase, os novos horários de expediente serão anunciados posteriormente. Apesar disso, durante todos os dias de jogos, as unidades que prestam atendimentos essenciais aos cidadãos vão manter escalas que garantam a prestação ininterrupta dos serviços.

Elas incluem saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística e do consumidor, bem como limpeza urbana. Cada um dos órgãos terá orientação específicas passadas pelas respectivas chefias.

Governo Federal
O Ministério da Economia publicou, em 11 de novembro, orientações a órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sobre o expediente nos dias de jogos da seleção brasileira.

A portaria permite aos servidores públicos da pasta encerrar o expediente duas horas antes do horário nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar. Contudo, os dirigentes de órgãos e entidades da Administração Pública Federal deverão assegurar a preservação e o funcionamento integral dos serviços considerados essenciais.

A norma também estabelece a possibilidade de, quando houver jogos que comecem às 12h, não haver expediente. As horas não trabalhadas em decorrência do encerramento antecipado do expediente deverão ser compensadas pelos servidores desta quinta-feira (1º/12) a 31 de maio de 2023.

A regra vale tanto para quem exerce atividades presencialmente quanto para quem trabalha na modalidade presencial ou remota, seja em regime integral ou parcial.

A compensação de horário é limitada a duas horas diárias da jornada de trabalho. Quem não cumprir a determinação poderá ter desconto na remuneração, proporcionalmente às horas não repostas.

Transporte
O Metrô-DF informou que o horário de funcionamento nos dias de jogos será normal: das 5h30 às 23h30. Nesta segunda-feira (28/11), haverá aumento da quantidade de trens entre 11h e 13h.

 

Metrópoles

Comments (0)
Add Comment