A Conmebol sorteou, nesta quinta-feira (7/12), os grupos da Copa América 2024 no complexo James L. Knight Center, em Miami. A competição será disputada nos Estados Unidos entre os dias 20 de junho e 14 de julho. Ao todo, 16 seleções vão participar do torneio, sendo 10 representantes da América do Sul e outras seis das Américas do Norte, Central e Caribe (Concacaf).
Este será o primeiro grande evento entre seleções que os Estados Unidos abrigarão como preparação para a Copa do Mundo de 2026, que será sediada no país em parceria com o México e o Canadá. Em 2025, ainda está prevista a celebração do Mundial de Clubes com 32 equipes.
O evento ficou marcado por uma atrapalhada da organização no momento do sorteio, com o quarto integrante dos grupos sendo alterado para que o sorteio fosse cumprido de acordo com as regras estabelecidas antecipadamente. O representante brasileiro no evento foi Ronaldinho Gaúcho. Ainda esteve em Miami o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
A Seleção Brasileira está no Grupo D e vai enfrentar Colômbia, Paraguai e uma seleção da Concacaf, que pode ser Costa Rica ou Honduras. O jogo de abertura será entre a Argentina, atual campeã mundial e continental, e Canadá ou Trinidad e Tobago, na Mercedes-Benz Arena, em Atlanta, na Geórgia.
O Brasil, que vive uma incerteza diante da notícia da destituição do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em uma ação judicial, não tem garantia de qual técnico comandará a seleção. De acordo com a gestão de Ednaldo, o italiano Carlo Ancelotti deve assumir o comando para o torneio, ao término do seu vínculo com o Real Madrid.
Duas vagas ainda estão em aberto e serão definidas apenas em março. Quatro seleções da Concacaf se enfrentam em jogo único na repescagem. As duas partidas serão realizadas no Texas, no Toyota Stadium. O Canadá mede forças com Trinidad e Tobago, enquanto Honduras e Costa Rica decidem o último posto.
Veja como ficaram os grupos da Copa América 2024
- Grupo A: Argentina, Peru, Chile e Concacaf 5 (Canadá ou Trinidad e Tobago)
- Grupo B: México, Equador, Venezuela e Jamaica
- Grupo C: EUA, Uruguai, Panamá e Bolívia
- Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai e Concacaf 6 (Honduras ou Costa Rica)
Via Metrópoles