Confúcio Moura se reúne com Marina Silva para tratar da regularização ambiental em Rondônia

Objetivo é viabilizar levantamento ambiental que permita retirada de embargos em áreas da reforma agrária no Cone Sul de Rondônia
Confúcio Moura se reúne com Marina Silva para tratar da regularização ambiental em Rondônia

Porto Velho, RO – O senador Confúcio Moura (MDB-RO) participou nesta semana de uma reunião no Ministério do Meio Ambiente para tratar da situação dos assentamentos localizados nos municípios de Corumbiara e Chupinguaia, em Rondônia. O encontro contou com a presença da ministra Marina Silva, do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e do superintendente regional do Incra, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro.

A pauta central foi a regularização ambiental de cinco assentamentos da região do Cone Sul, que atualmente enfrentam embargos por questões ambientais. A comitiva buscou apoio do governo federal para viabilizar um levantamento técnico que possa embasar a retirada dessas restrições, permitindo o avanço dos processos de regularização fundiária.

“Acabamos, Flávio, eu e outros amigos, de participar de uma audiência com a ministra Marina Silva e o Agostinho, que é presidente do Ibama. Nosso objetivo é os embargos dos assentamentos de Corumbiara e Chupinguaia. São cinco assentamentos daquela área e ficou bem conversado”, declarou Confúcio Moura, em vídeo gravado em frente ao prédio do ministério, após o encontro.

Luiz Flávio Carvalho Ribeiro também comentou os desdobramentos da audiência. “Fomos muito bem recebidos pela ministra. Estava também o presidente do Ibama, onde nós ficamos quase que certos de fazermos os levantamentos ambientais de regularidade dos assentamentos, a começar lá pela Fazenda Santa Ellina. Temos certeza que a gente vai conseguir desembargar e resolver essa questão ambiental.”

A reunião ocorreu após visita de Confúcio Moura ao Cone Sul em fevereiro deste ano, quando o parlamentar se reuniu com agricultores para discutir demandas relacionadas à regularização fundiária e acesso ao crédito rural. Segundo ele, a interlocução com os órgãos ambientais é um passo fundamental para assegurar segurança jurídica e condições de produção às famílias assentadas.

No material divulgado nas redes sociais, o senador destacou a abertura da ministra Marina Silva à proposta e afirmou que o encontro representa avanço na busca por soluções sustentáveis para a região. “Estamos cada vez mais próximos de viabilizar um levantamento ambiental que poderá garantir a regularidade desses assentamentos”, escreveu.

O superintendente do Incra e o senador não divulgaram prazos específicos para o início dos trabalhos técnicos, mas indicaram que a Fazenda Santa Elina será o primeiro assentamento a receber as ações de levantamento ambiental.

ConfúcioConfúcio MourareformaRondônia
Comments (0)
Add Comment