Uma nota emitida pela Defesa Civil de Rondônia alerta para os riscos de uma tempestade que pode atingir, ainda hoje, algumas cidades do Cone Sul, além de outras em diferentes regiões do Estado.
De acordo com as previsões meteorológicas, raios e chuvas de granizo durante o fenômeno não estão descartados até o final da noite desta quinta-feira, 05. Apesar do alerta, a Defesa Civil pede para que a população não entre em pânico, uma vez que a tempestade pode não ocorrer ou mesmo não atingir a intensidade prevista. Nesse momento, a tempestade já castiga o sul do Estado com árvores caindo e muitas casas destelhadas.
Confira abaixo, na íntegra, a nota emitida pela entidade:
NOTA DE ALERTA 02 DE NOVEMBRO DE 2016
A COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL alerta para possíveis eventos meteorológicos, classificados como TEMPESTADE. Os eventos poderão ser caracterizados por chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos entre 17-27 m/s (61-99 Km/h), incidência de descargas elétricas e granizo, no sudeste e sudoeste rondonienses. O Nível de severidade é PERIGO, ou ALERTA LARANJA. A graduação da severidade adotada pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET vai de VERDE, sendo o menor grau, AMARELO, LARANJA, e VERMELHO, o maior GRAU.
A área compreende os seguintes municípios: ALTA FLORESTA D´OESTE, CABIXI, CACOAL, CEREJEIRAS, COLORADO D´OESTE, CORUMBIARA, ESPIGÃO D´OESTE, JARU, JI-PARANÁ, NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE, OURO PRETO D’OESTE, PIMENTA BUENO, PRESIDENTE MÉDICI, ROLIM DE MOURA, SANTA LUZIA D’OESTE, VILHENA, SÃO MIGUEL DO GRUAPORÉ, ALVORADA D’OESTE, ALTO ALEGRE DOS PARECIS, NOVO HORIZONTE D’OESTE, CASTANHEIRAS, CHUPINGUAIA, GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA, MINISTRO ANDREAZZA, MIRANTE DA SERRA, NOVA UNIÃO, PARECIS, PIMENTEIRAS D’OESTE, PRIMAVERA DE RONDÔNIA, SÃO FELIPE D’OESTE, SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ, SERINGUEIRAS, TEIXEIRÓPOLIS, THEOBROMA, URUPÁ E VALE DO PARAÍSO.
Considera-se risco de corte de energia elétrica e queima de eletrônicos, risco de queda de galhos de árvores e de estruturas como telhados, placas publicitárias e moradias precárias, além de alagamentos e incidência de descargas elétricas.
Recomenda-se à população adotar medidas de prevenção durante os eventos como proteger-se em local abrigado, longe de janelas, evitar utilizar telefone, desconectar da tomada aparelhos elétricos e eletrônicos bem como suas antenas. Na impossibilidade de se abrigar em casa deve-se evitar ficar próximo de placas, árvores, postes e objetos que possam ser arremessados. Em locais abertos deve-se se agachar com os pés juntos e abraçando as pernas.
Recomenda-se aos órgãos municipais de Defesa Civil e as prefeituras municipais manterem atualizados cadastros de recursos necessários às medidas de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.
Às Organizações Bombeiro Militares da área em questão, recomenda-se atenção para possíveis ações de socorro.
Início do Alerta: 03/11/2016, 00:00h.
Fim do Alerta: 03/11/2016, 23:59.
Fonte: INMET
FELIPE SANTIAGO CHIANCA PIMENTEL – CEL BM
Respondendo pelo Comando Geral do CBMRO e
Pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
No impedimento:
ARTUR LUIZ SANTOS DE SOUZA – CAP BM
Diretor De Planejamento e Operações De Defesa Civil
Fonte: Foto ilustrativa
Autor: Da redação