O secretário de Defesa Civil de Porto Velho, Vicente Bessa, vai se reunir nesta sexta feira (15), com os prefeitos de Nova Mamoré e Guajará Mirim, a quem vai propor parcerias para que seja realizado um trabalho conjunto em caso de enchente.
Bessa já firmou parceria com a Defesa Civil do Acre e deve conversar até o final do mês com o prefeito de Humaitá (AM), cidade localizada na bacia do Madeira, que em 2014 também sofreu que a enchente.
Antes da reunião com os prefeitos, a equipe da Defesa Civil vai até a região do Abunã consertar a régua que indica o nível do rio. O equipamento foi danificado durante o período da “seca” e prejudicando o serviço de monitoramento.
“Temos informações de que no eixo da 425 a água está bem próxima da ponte do Arara. Vamos verificar de perto essa situação e iniciar o trabalho preventivo em parceria com as prefeituras. As previsões são de muita chuva para as próximas semanas e temos que nos antecipar ao problema”, observou o secretário.
Nesta quinta-feira (14), o rio madeira atingiu 17,56 metros no Abunã, mantendo um nível considerado dentro da normalidade para o período.
No perímetro urbano de Porto Velho, o volume de água também está dentro da normalidade, apesar de apresentar elevação de 0,32 centímetros nas últimas 72 horas.