Por Expressaorondonia
Muito provavelmente, nem Rondônia nem o Brasil sentiram, mas um das maiores hidrelétricas em operação na Brasil, a de Santo Antônio, aqui em Porto Velho teve de interromper momentaneamente o funcionamento de suas 50 turbinas. Motivo: baixas vazão do rio Madeira em uma das piores seca da história.
De acordo com empresa, a interrupção no funcionamento é reflexo dos baixos níveis de vazão registrados atualmente no rio Madeira, cerca de 50% da média histórica. Com isso, a Santo Antônio Energia interrompeu momentaneamente a operação da Hidrelétrica Santo Antônio, em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
Ainda segunda a empresa, esta medida atende aos limites operativos definidos na fase de projeto junto aos fabricantes, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura das unidades geradoras. Atualmente, como o rio Madeira apresenta recorde de baixa vazão, o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida.
Mesmo nesta condição, o rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, com passagem da vazão concentrada no vertedouro principal da usina, sem qualquer impacto em seu fluxo natural.
Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa