Evento é tradicional no Brasil e reuniu civis e militares, na capital. Corrida tem objetivo de unir forças armadas por meio do esporte.
Foi realizada, no Espaço Alternativo de Porto Velho, na tarde deste domingo (1º), a “Corrida da Paz”, reunindo militares das Forças Armadas, Forças Auxiliares e civis. O evento foi organizado pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva e faz parte do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) e, segundo a organização, contou com mais de 500 pessoas nesta edição do CISM Day Run.
A corrida acontece com o objetivo de reunir os soldados que antes se encontravam nos campos de batalha em clima tenso para se juntarem em campos de jogos e esportes em geral com um clima mais leve, de integração e amizade. A meta final é contribuir para a paz mundial, unindo forças armadas por meio do esporte. “Amizade pelo Desporto”.
No Brasil, o evento já é tradicional. No ano passado, foi realizado em cerca de 100 cidades em todas as regiões com a participação de em média 40 mil pessoas. Em Porto Velho, não foi realizado em 2014 devido à cheia histórica do Rio Madeira, que atingiu a capital e alguns municípios de Rondônia, fazendo com que as Forças Armadas estivessem empenhadas exclusivamente no apoio aos desabrigados e em outros serviços.
Fundado em 18 de fevereiro de 1948, o Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) é uma das maiores organizações multidisciplinares no mundo que organiza eventos desportivos em 134 países que são membros do conselho. Isto está de acordo com a filosofia e os ideais que foram fixadas na declaração de missão da CISM em 1998, assinado por todos os países membros.