Porto Velho, RO – A dupla de vereadores de Ji-Paraná, Brunno Carvalho, do Solidariedade, e Rosana Pereira, do NOVO, recebeu um pedido de socorro apresentado por funcionários da UPA do Segundo Distrito e outras unidades.
Eles indicam, por exemplo, que no setor de Pediatria havia apenas dois técnicos e dois médicos. Em 24 horas, foram atendidas 197 crianças.
“Encontramos funcionários debilitados e doentes pela sobrecarga”, diz ainda o encaminhamento.
Brunno Carvalho e Rosana Pereira ainda pontuam:
“Crianças com prioridade no atendimento esperando mais de cinco horas”.
Pronto Socorro
O Pronto Socorro da instituição é um caso a parte.
Dizem os membros da Câmara ji-paranaense que:
“Retiraram o pronto atendimento em virtude de uma reforma”. Essa reforma, segundo eles, não teria autorização para ser realizada. E com isso, funcionários foram transferidos.
“Os poucos funcionários no Pronto Socorro estão atendendo uma demanda maior com quantidade de funcionários menor. Havia três técnicos de enfermagem e um enfermeiro dentro do Pronto Socorro para atender 8 pacientes graves e sete em observação”.
E ainda:
“Um enfermeiro tem que fazer a triagem da pediatria e de emergência”.
Os vereadores encerram dizendo que os funcionários relataram o motivo de tantos problemas: o fechamento do Pronto Atendimento. Com isso, a quantidade de servidores diminuiu e o fluxo de atendimento aumentou no Pronto Socorro e Pediatria”.
Eles encerram:
“A UPA não está atendendo as crianças, o que está sobrecarregando o hospital”, concluíram.