Em visita à redação do Extra de Rondônia, na manhã desta terça-feira, 13, o prefeito de Vilhena, Zé Rover, anunciou o cancelamento do carnaval de rua deste ano e o pagamento dos servidores comissionados da prefeitura.
O chefe do executivo municipal esteve acompanhado do secretário municipal de Esporte, Wellington Ferreira, e do presidente da Fundação Cultural, Anísio Ruas.
Segundo o prefeito, a decisão de cancelar o evento deve-se, principalmente, à onda de violência entre jovens, o que acabou por ceifar a vida de um menor de 17 anos após o réveillon deste ano. A tragédia aconteceu por volta das 04h30, quando a festa já tinha acabado.
Na opinião de Rover, falta reflexão entre os jovens a respeito do que é uma festa popular, questão que também envolve as famílias vilhenenses. “Toda a população ficou abalada com a morte do jovem, no final do ano. O que ocorreu foi resultado de bebedeira. Ao decidirmos cancelar o carnaval entramos numa fase de reflexão. Queremos sensibilizar jovens e adultos para a alegria de um evento deste porte. Há outros meios de se divertir, sem bebida”, ressaltou.
Ao sustentar a decisão de cancelamento da festa momesca, após seis anos consecutivos, o prefeito relembrou mais uma tragédia ocorrida no carnaval de 2014, quando um jovem, de 22 anos, foi assassinado no dia 4 de março, na saída do carnaval de rua. “Queremos que o carnaval seja diferenciado, sem violência, e que o evento tenha uma finalidade histórica. Em 2016, pretendemos fazer melhor carnaval da história do Município, envolvendo blocos carnavalescos, escola, estilo 7 de setembro. Como eu disse: um evento que vai marcar a história de Vilhena”, explicou.
Por sua vez, Anísio Ruas reforçou a ideia do prefeito e anunciou a provável reativação do Festival de Inverno de Vilhena (Festivil), evento este que faz parte do calendário cultura e que se tornou tradicional no Município. “Pretendemos resgatar eventos culturais que marcaram Vilhena, incentivando jovens e adultos a se divertir sem o consumo de bebida alcoólica”, avaliou. “Será a melhor festa carnavalesca de todos os tempos”, reforçou o titular da Semec, Wellington Ferreira.
PAGAMENTO DOS SERVIDORES
Zé Rover aproveitou a entrevista para anunciar o pagamento dos servidores comissionados de Vilhena. Segundo o prefeito, o dinheiro, referente ao mês de dezembro, estará disponível nas contas bancárias às 00h00 desta quarta-feira, 14.
O prefeito diz que esta é a 1ª vez, em seis anos, que a prefeitura atrasou os salários dos servidores e ocorreu m função do também atraso do repasse do Governo Estadual e o corte de 30% do repasse do Governo Federal. “O município depende desses recursos. Mas agora tudo está dentro da normalidade”, concluiu.
Texto: Extra de Rondônia