Um cadeirante foi preso com 10 kg de cocaína escondidas em duas malas no Aeroporto Internacional de Brasília na noite desta quarta-feira (2). A droga estava armazenada na estrutura das bagagens e foi identificada após raio X.
Vídeo feito pela Polícia Federal mostra o momento em que agentes encontraram os entorpecentes: eles jogam um reagente químico para comprovar a presença da substância. O homem, que mora em Rondônia, havia chegado de Porto Velho e embarcaria para Portugal.
O comentarista de segurança da TV Globo Daniel Lorenz explica que a PF e a Receita Federal identificam os suspeitos por meio da análise de perfil dos viajantes. Eles cruzam dados de pessoas com antecedentes criminais, que viajam com frequência e que demonstram insegurança e nervosismo exacerbado.
Lorenz informou que a cocaína apreendida com o cadeirante veio da Bolívia. “É também muito observado, em dias quentes, a pessoa muito cheia de roupas, o que pode denunciar o acobertamento de drogas que estão no corpo do criminoso.”
Caso semelhante
Um português de 22 anos foi preso com 7 kg de haxixe no fundo falso de uma mala ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília na manhã de terça. Ele negou traficar a droga e não passou outras informações. O incidente aconteceu por volta das 7h.
Os entorpecentes estavam organizados em tabletes. O jovem foi escolhido pela fiscalização, e o haxixe descoberto quando a bagagem passou pelo raio X. O homem estava em um voo vindo de Lisboa.
A Receita Federal informou considerar a apreensão de grande porte. O português foi encaminhado ao posto da Polícia Federal e deverá responder por tráfico internacional de drogas.