Cacoal, Rondônia – O CAEX/GAECO do Ministério Público de Rondônia , em conjunto com a Polícia Civil , deflagrou , nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (8), a Operação detalhe que resultou na prisão de políticos, dentre eles vereadores suspeitos de terem envolvimentos com desvio de recursos do município.
A chefe de gabinete do prefeito Padre Franco Vialleto (PT) e o presidente da Câmara, Paty Paulista, estão entre os nove presos acusados de envolvimento numa organização criminosa. A operação foi batizada com uma palavra pronunciada pela chefe de gabinete numa conversa que teve com um dos investigados. Na conversa interceptada com ordem judicial, Maria Ivani se refere ao povo de Cacoal como “mero detalhe”.
Durante a ação foram cumpridos vários mandados de prisões e buscas e apreensões em residências e órgãos públicos. A polícia confirmou a prisão do presidente da Câmara, Paty Paulista, e a condução coercitiva dos vereadores Cesar Condack (PSDC) e Pedro Ferrazim (PP) .
A casa da chefe da gabinete do prefeito padre Franco (PT), Maria Ivanir, é acusada de ser uma das operadoras do esquema de corrupção no município. A organização criminosa, segundo a polícia, desviou recursos até da construção de uma unidade de saúde.