O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), coordenador da bancada, juntamente com o senador Acir Gurgacz, Marinha Raupp e o Cacique Marcelo Cinta Larga, participou de uma reunião com o procurador do Ministério Público Federal em Rondônia, Reginaldo Trindade para discutir a proposta de apoio da bancada à causa do povo cinta Larga, apresentada por aquela entidade que busca acompanhar as medidas que estão sendo ou serão adotadas pelo governo federal para amenizar o sofrimento desses povos.
O MPF em sua justificativa na proposta apresentada aos parlamentares discorreu sobre a necessidade de criar um grupo a fim de que o Congresso Nacional pudesse monitorar, de perto ou diretamente, o que de fato o governo federal está fazendo ou deixando de fazer em prol das populações indígenas.
Nilton Capixaba recebeu o convite do procurador para se somar aos deputados estaduais e governo do Estado para uma visita “in loco” na aldeia dos índios Cinta Larga, reserva Roosevelt, para que conheça a realidade que passa os índios na área de garimpo de diamante.
O Cacique Marcelo Cinta Larga, fez sérias acusações com relação à ameaça de vida que vem sofrendo dentro da aldeia após a paralisação pelos próprios índios da atividade de garimpo e que a Polícia Federal, segundo ele, em vez de protegê-lo quer prendê-lo a todo custo.
O cacique relatou ainda aos parlamentares que a atividade garimpeira deveria ser feita pelos índios, através de uma Cooperativa, pagos os impostos e o lucro distribuído entre as demais tribos como forma de retirar os índios do estado de abandono e insegurança pela qual se encontram.
Para ele, o massacre acontecido no passado na aldeia que culminou com a morte de 29 garimpeiros pode se repetir e de uma forma mais intensa, com um número incalculável de pessoas que podem perder a vida.
Nilton Capixaba disse que vai marcar audiências como o ministro da Justiça e da Casa Civil, solicitando que o governo federal intervenha em favor dos Cinta Larga de forma a coordenar a atividade deles, garantindo-lhes a segurança e uma vida digna.
O procurador Reginaldo Trindade relatou as reais necessidades dos índios e pediu apoio integral da bancada federal em favor deles. Os parlamentares fecharam um acordo de ajuda para os Cinta Larga em ação conjunta com o MPF, Congresso Nacional e os índios, de forma que eles sejam valorizados e respeitados dentro de suas comunidades