Medida é para garantir a segurança de estudantes e funcionários. Cerca de 400 alunos foram afetados.
Desde a última segunda-feira-feira (16), cerca de 400 alunos do campus do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, estão sem aulas, por causa da cheia do Rio Machado, que alagou a estrada que dá acesso à instituição. De acordo com a direção do Ifro, a medida foi tomada com objetivo de garantir a segurança dos estudantes e funcionários, tendo em vista que parte da estrada foi tomada pela água, dificultando o acesso ao local.
Segundo o coordenador de comunicação do Campus do Ifro de Cacoal, Rafael Santos, a direção do instituto decidiu suspender as aulas até que a situação se normalize. Rafael afirma que o calendário letivo não será prejudicado, pois como aconteceu no ano passado, o calendário escolar foi construído prevendo as cheias que sempre acontecem no mês de março.
Enchentes
No sábado (14), os rios Machado e Pirarara transbordaram e invadiram cerca de 200 casas, em Cacoal. De acordo com o chefe interino da Defesa Civil, Júlio Cesar Garcia, os bairros Liberdade e Santo Antônio foram os mais atingidos. Garcia explicou que os rios que cortam o período urbano estão no limite. “A situação nos preocupa bastante, pois há previsão de mais chuvas nas cabeceiras destes rios, como nas cidades de Pimenta Bueno e Ministro Andreazza. Se descer mais água a situação pode piorar ainda mais, desabrigando um número bem maior de pessoas. Por isso peço aos moradores ribeirinhos que fiquem atentos,” alerta.