Nesta terça-feira (09), a Prefeitura de Ariquemes, em parceria com a Associação de Mães de Autistas de Ariquemes (AMAAR), realizaram uma busca ativa de possíveis pacientes com Aspecto Autista (TEA) no Distrito Bom Futuro.
A ação foi acompanhada pela Ana Claudia, Diretora e Psicologa da Amaar e através de avaliação comportamental, 18 crianças e adolescentes, inseridas em 14 famílias foram diagnosticadas com TEA, algumas inclusive já possuem laudo, mas por falta de condições financeiras, ou conhecimento dos pais, não estavam recebendo tratamento ainda.
A partir de agora, essas famílias passarão a receber atendimento multidisciplinar pela Amaar, com apoio logístico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES. A conduta indicada vai depender da gravidade do transtorno e da idade da criança/adolescente.
Além disso, de acordo com a SEMDES, para que de fato tenha inclusão destes pacientes, toda a equipe pedagógica da escola do Distrito Bom Futuro, passará por capacitação, para atende-los da melhor forma possível.
O objetivo da ação é levar saúde e inclusão para as famílias que não possuem condições financeiras de ir em busca de tratamento para os pacientes com TEA. Quanto antes o tratamento for iniciado, melhor será o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas.
Via prefeitura