Após Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO) impetrar Mandado de Segurança contra decisão controversa do Coordenador de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (SESAU-RO), decisão que obrigava médicos emergenciais de férias a retornarem imediatamente ao trabalho, cancelando férias já agendadas. A SESAU-RO tornou sem efeito o memorando publicado e publicou nota retroagindo.
A determinação inicial do Coordenador de RH determinava que servidores que estivessem de férias, retornassem imediatamente, bem como cancelava os agendamentos já realizados dos demais profissionais. No entanto, o SIMERO agiu rapidamente, protocolando o mandado no dia 22 de setembro. No início da noite, 19h, a SESAU-RO revogou o memorando, assegurando novamente o direito dos médicos às férias previamente marcadas e revertendo a decisão do coordenador.
Para a presidente do SIMERO, Flávia Lenzi, a atuação representa uma vitória significativa para a categoria médica de Rondônia. “O sindicato demonstra mais uma vez sua eficácia na defesa dos direitos dos médicos, destacando a necessidade de se preservar as condições de trabalho desses profissionais”, ressaltou.
“Um passo importante não apenas para a categoria médica, mas para toda a comunidade da saúde, reforçando a valorização e proteção dos médicos que têm se dedicam ao cuidado da população de Rondônia”, completou a presidente Flávia Lenzi.