Apesar do excesso de chuvas neste mês de março, a obra de implantação da rede de drenagem pluvial no bairro Marcos Freire já está com mais de 20% do trabalho concluído. A obra está sendo executada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) através de licitação e, para garantir a evolução do trabalho sem atrasos, foram abertas duas frentes de trabalho. Uma equipe de profissionais está no início do bairro, entre as ruas Muriaé, Icó e Nove de Julho.
A outra equipe está trabalhando na rua Canindé com a Estrada dos Periquitos, na entrada do bairro pela Rodovia 364. “Por causa das chuvas está muito difícil trabalhar, mas com duas frentes de trabalho aproveitando ao máximo os momentos de estiagem, estamos conseguindo avançar com a obra. Dos quatro quilômetros e meio de canalização previstos no projeto já executamos quase um quilômetro”, informou Guilherme Ritter, engenheiro civil da Semob responsável pela fiscalização do serviço feito pela empresa contratada. “Sinto muita alegria em ver essas equipes trabalhando aqui no meu bairro. Moro nesta casa há seis anos e no período de chuvas o meu quintal vira uma piscina de tanta água que se acumula nessas ruas”, contou a moradora Elma de Almeida.
Após o estudo topográfico da região onde estão localizadas as onze ruas que receberão a rede de drenagem pluvial, a empresa responsável pelo serviço iniciou a fase de escavação para implantar os tubos estruturados de PVC, que farão a canalização das águas pluviais em direção ao igarapé dos Periquitos, principal canal da região. O valor total da obra foi prevista em R$ 1,22 milhão. “Esses quase cinco quilômetros de drenagem pluvial representam aproximadamente 60% do bairro Marcos Freire, e para a outra parte do bairro já está sendo estudado um projeto de implantação da rede de drenagem também”, informou Guilherme Ritter.
Por Malu Calixto | Fotos: Medeiros