Agentes de saúde e laboratórios recebem orientação quanto à correta notificação de casos de cânceres

A iniciativa visa alimentar uma base de dados e desenvolver ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de casos de cânceres, em Rondônia

Com o objetivo de alimentar uma base de dados e desenvolver ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de casos de cânceres em Rondônia, o governo do estado está com uma equipe, visitando os municípios ao longo da BR-429, no Vale do Guaporé. O evento reúne agentes comunitários de saúde, profissionais de enfermagem e estão percorrendo laboratórios para orientar quanto à correta notificação de novos casos de neoplasias. Nos dias 4 e 5 de junho, a equipe esteve nos municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé. Entre os dias 6 e 7 de junho, o grupo vai estar em Seringueiras e São Miguel do Guaporé, respectivamente.
A ação é desenvolvida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), por meio da equipe da Coordenação Estadual de Vigilância do Câncer. O grupo é formado pelo coordenador estadual da Vigilância do Câncer e responsável pelo Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP), Maurício Marinho, especialista em Saúde Pública, com ênfase em Programa de Saúde da Família (PSF), enfermeira Luzanira da Costa Morais, e a gerente regional de Atenção Básica em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Ji-Paraná, Rosilene Xavier.

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, orientou a equipe a reunir também, sempre que possível, lideranças que exercem algum tipo de influência junto a suas comunidades, por exemplo, padres e pastores, para orientarem as pessoas a fazer, regularmente, os exames preventivos que podem prevenir o desenvolvimento de cânceres como o de mama, colo do útero, próstata e outros tipos de neoplasias mais comuns. “Por serem os agentes comunitários de saúde, os profissionais mais próximos das comunidades, que conhecem o histórico de saúde de cada família, são peças fundamentais para Vigilância do Câncer no trabalho de reunir e manter informações sobre a ocorrência de câncer no estado”, pontuou.

De acordo com o coordenador estadual da Vigilância do Câncer e responsável pelo Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP), Maurício Marinho, desde que a Vigilância do Câncer foi criada, há pouco mais de dois anos; cerca de mil casos de cânceres que eram desconhecidos dos dados oficiais foram notificados.

 

Texto: Valbran Junior Fotos: Valbran Junior Secom – Governo de Rondônia

câncerCosta MarquesGoverno de RondôniasaúdeSeringueirasSesau
Comments (0)
Add Comment