Afluente do Madeira, Rio Abunã atinge cota de transbordamento e preocupa autoridades

Apesar de uma leve redução no nível, o rio permanece acima do limite, sendo monitorado pelo Ministério Público do Acre.

O Rio Abunã, na divisa de Rondônia com o Acre, atingiu nesta quinta-feira (27.02), a cota de transbordamento, que é de 12,55 metros. De acordo com a Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 6h, o nível do rio marcou 12,58 metros, apresentando uma leve redução na aferição das 9h, que indicou exatamente 12,55 metros. Apesar da diminuição, o rio permanece acima da cota de transbordamento e preocupa autoridades de Plácido de Castro, município do Acre.

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade devido à Ocorrência de Desastres (GPRD), acompanha a situação.

rio Abuná é um rio amazônico curto e abundante, um dos afluentes do alto curso do rio Madera, que forma quase todo o seu curso na fronteira norte entre a Bolívia (departamento de Pando) e o Brasil (estados do Acre e Rondônia). Tem aproximadamente 375 km de extensão, embora com uma de suas nascentes, o rio Ina, chegue a 520 km.

Geografia

rio Abuná nasce na Cordilheira Oriental dos Andes bolivianos, a partir da confluência de dois pequenos rios, o rio Xipamanu (ou Xipamanu) e o rio Caramanu, no departamento de Pando. Seus principais afluentes são o rio Rapirrán, o rio Mapim, o rio Mamo-Manu e o rio Negro (e seu afluente, o rio Pacahuaras).

Madeira em corta de alerta

Nesta quarta-feira (26.02), o nível do Rio Madeira ultrapassou a cota de alerta (15 m) em Porto Velho (RO), exigindo monitoramento contínuo. A informação foi divulgada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Segundo a instituição, o rio subiu 1,22 m nos últimos sete dias, com elevação média de 18 cm diariamente. A mudança do volume de água é causada pelas chuvas na região.

Santo Antônio Energia/JULHO/2010 – Vista aŽrea – Rio Madeira – jusante de Porto Velho

“O cenário exige atenção, pois com a ocorrência de eventos de chuva significativos e contínuos, o Rio Madeira pode a extravasar a sua calha, e inundar áreas de suas margens”, explicou o engenheiro hidrólogo do SGB Guilherme Jordão. Apesar disso, o nível está dentro da mediana para o período.

Diante do cenário, o SGB iniciou a emissão de boletins de alerta hidrológico com dados atualizados sobre os níveis e previsões para as estações monitoradas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE.

Próximos dias

Há uma tendência de elevação do nível do rio ao longo da próxima semana, seguida de uma estabilização na segunda metade da primeira quinzena de março, caso a previsão de chuvas se mantenha.

“Já repassamos a previsão para diversos parceiros, além de termos emitido um alerta para a bacia em nossa plataforma SACE. Seguimos monitorando a situação. Atualmente, os órgãos competentes estão se mobilizando para antecipar possíveis cenários, além de prestarem atendimento às enchentes que ocorreram nos municípios do interior do estado”, finaliza Jordão.

 

Via Valor e Mercado RO

AcreMinistério Público
Comments (0)
Add Comment