No período de 14 de agosto a 8 de setembro de 2024, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em ambiente interagências e operações espelhadas, realizou ações repressivas de combate aos ilícitos transnacionais e delitos ambientais nos estados de Rondônia e Acre, no contexto da Operação Curaretinga IV.
A Polícia Nacional Boliviana e Peruana, também, contribuiu com a operação, por meio de ações espelhadas realizadas naqueles países. Além das tropas da Brigada, a operação contou com a participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, IBAMA, SEMA, ICMBio, Sistema Integrado de Segurança Pública, FUNAI, GEFRON, Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC), Centro Integrado de Operações Aéreas, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, CINDACTA IV, Polícia Militar de Rondônia (BPA, BPFron e CRP III), Polícia Militar do Acre e Polícia Militar do Amazonas.
Assista:
Durante a operação, foram apreendidos 2100 litros de combustíveis, 7 tratores, 756 m³ de madeira, 9 armas, 9 motosserras, 1121 Kg de entorpecentes e 1850 itens de materiais diversos, além da detenção de 25 cidadãos e a aplicação de mais de R$ 1 milhão em multas pelos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização. Ao total, as multas aplicadas e os materiais apreendidos chegam ao valor de mais de R$ 21 milhões.
Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social de algumas localidades dos estados do Acre e Rondônia, foram realizadas Ações Cívico Sociais durante a operação, proporcionando atendimentos médicos e odontológicos, palestras educativas e distribuição de kits odontológicos para a população. Ao total foram realizados mais de mil atendimentos médicos e odontológicos.
Via Expressão Rondônia