Na quinta-feira (16), às 19h, no ginásio poliesportivo Senador Ronaldo Aragão, o Governo de Rondônia realiza a abertura da fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer). São cerca de 400 pessoas envolvidas, entre técnicos, chefes de delegação e estudantes atletas que irão disputar nas modalidades atletismo, bocha paralímpica e convencional, futsal, tênis de mesa e natação. Os jogos seguem até o dia 19 de novembro.
Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar, o Joer tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva, por meio da inclusão social e esportiva das pessoas com deficiência.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o comprometimento dos alunos, escolas, e equipes em geral, que envolvem o Joer, aliados aos projetos e programas que o Estado disponibiliza, têm contribuído para o aumento da participação de pessoas com deficiência, quais praticam o paradesporto, assim como elevando resultados em competições nacionais e internacionais. “Dessa forma, temos a certeza de que investir na educação e no esporte eleva todo o processo social de uma sociedade”, salientou.
VALORES
Para a titular da pasta, Ana Pacini, é importante participar dos jogos, respeitando e cumprindo as normas que os regem, dentro do verdadeiro espírito dos valores esportivos, para o esporte educacional do Estado. “Os jogos promovem um intercâmbio social, além de fomentar o surgimento de novos talentos esportivos, sempre norteados pelos princípios do respeito e da compreensão mútua”, finalizou.
Por Ananda Carvalho