5 países com mais liberdade digital

Liberdade digital é um dos principais tópicos ao redor do mundo, isso porque hoje em dia a comunicação é na sua grande maioria feita através da ‘internet’ e vivemos na era da informação, onde mais do que tempo, dinheiro e energia, quem tem a informação certa tem todo o poder em suas mãos.

Existe até mesmo um órgão não governamental chamado Index Censorship para controlar esta liberdade digital. O órgão sabe a importância da ‘internet’ em dar oportunidades e possibilidades para todos terem as suas vozes ouvidas, por mais marginalizados que sejam ou se sintam, querendo trabalhar para garantir esse direito de liberdade de expressão sem nenhum controle de autoridades ou restrições legislativas.

Devido a este fato são diversos países que tem um controle acirrado do uso da ‘internet’. Um dos países mais famosos é a China, a qual realiza uma alta vigilância sobre o que os seus habitantes fazem dentro do seu território tanto físico como virtual. Ao mesmo tempo, existem países que tentam ao máximo se manterem livres, dando uma ampla liberdade digital para os seus habitantes. Abaixo, listamos 5 desses países que se destacam:

1.  Islândia

A Islândia é um país que tem grande liberdade digital entrando no primeiro lugar já que mais de dois terços de sua população estão presentes nas principais redes sociais do mundo, tal como Facebook e Twitter. Além disso, a constituição do país foi criada tanto pelo conselho oficial como pela população que adicionou ideias e propôs melhorias através das redes sociais.

2.  Estônia

Mesmo sendo um dos menores países do mundo, a Estônia está dando uma lição ao mundo. Este é o país com o maior número de start-ups por habitante na Europa. Quase 90% da população exerce grande parte das suas atividades rotineiras e cotidianas de maneira digital. Além disso, o país tem acesso aberto a uma residência “online”, no qual todos podem ser redidentes eletrônicos, hoje há quase 30 mil e-residentes de mais de 140 países. Este projeto foi criado para que mais pessoas comecem os seus negócios na Estônia.

3.  Alemanha

Em terceiro lugar entra a Alemanha, país que também apresenta quase 90% da sua população utilizando o meio digital, com um número de mais de 60 milhões de pessoas.

4.  Estados Unidos

Os Estados Unidos também se destaca por ser a sede das maiores empresas de produção de conteúdo e de comunicação digital. A Google, o Facebook e o Twitter têm as suas sedes nos Estados Unidos como também sites como BuzzFeed e Huffington Post.

5.  Austrália

Em quinto lugar entra a Austrália, a qual tem como orgão não governamental o EFA para defender a liberdade digital para todos os usuários da internet australianos controlando principalmente o Australian Communications and Media Authority, o qual é do governo regulamentando e fiscalizando o uso da “internet” dentro da Austrália.

Esses são os países com mais liberdade digital, o que reflete o hemisfério norte junto a Austrália como mais livre. Os países mais desenvolvidos apresentam mais liberdade e estão a frente no uso da “internet” mais democraticamente.

Internettecnologia
Comments (0)
Add Comment