Aeroporto Capital do Café: Voos da azul voltam à normalidade
Equipe técnica da empresa especializada em aeroportos (Strata Engenharia) realizou neste domingo, 06/04, medição de atrito e macro textura na pista do aeroporto atendendo solicitação do deputado federal Nilton Capixaba (PTB/RO) e do governador Confúcio Moura (PMDB) para manutenção do voo diário do turbo jato da azul (110 passageiros) no aeroporto capital do café. O objetivo, segundo o parlamentar, é dar segurança e preservar a vida dos passageiros e tripulantes.
O técnico da empresa Strata, após executar a medição de atrito e a elaboração de relatório de viabilidade técnica no aeroporto, destacou que a pista é de ótima qualidade e que está apta a receber diversos voos regional e nacional seja de qualquer espécie de aeronave, principalmente do turbo jato que pousa e decola diariamente do aeroporto de Cacoal.
Entenda o caso sobre a suspensão de voos
A falta de apresentação de documentos pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens), órgão que administra o aeroporto de Cacoal, foi o motivo crucial para que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) solicitasse a suspensão do voo da azul no município. A Agência solicitava desde o começo do ano (janeiro) resposta do ofício quanto à execução dos serviços de medição de atrito e macro textura na pista do aeroporto que é realizado anualmente para manutenção dos voos.
Ao tomar ciência do caso, o deputado federal Nilton Capixaba se reuniu com equipe técnica da ANAC em Brasília, solicitando explicações sobre a suspensão do voo desde o dia 22 de fevereiro. Para ele, era inadmissível que isso acontecesse em um aeroporto construído recentemente.
O parlamentar reuniu-se com o gerente de certificação e segurança operacional, Rodrigo Flório Moser, que explicou o envio de ofício ao governo do estado, através do DER, para que fosse feita a medição de atrito e macro textura constantes na pista do aeroporto sem nenhuma resposta. Como nada foi feito e apresentado, os diretores da ANAC, por questões técnicas de segurança, resolveram, por medida cautelar, suspender as operações de aeronaves de asa fixa com motor a reação ou turbo jato, cancelando todo e qualquer voo para Cacoal.
O aeroporto de Cacoal é o único a ser construído no interior do País nos últimos 30 anos, tamanha são as exigências estabelecidas pelos órgãos competentes como a ANAC e a Secretaria de Aviação Civil-SAC. Foram investidos aproximadamente 25 milhões de reais na construção da importante obra para a população de Rondônia. Moderno e funcional, o aeroporto de Cacoal é a prova definitiva de que, em Rondônia, o progresso chega voando.
Autor: Paulo Henrique Silva (SRTE-RO 983)