ACR alerta consumidores sobre furtos e assaltos no comércio
O aumento do movimento comercial em Rondônia, no final do ano, exige que se tome cuidado com assaltos, golpes, pequenos furtos e até roubos de residências.
Com a chegada das festas de final de ano, a Associação Comercial de Rondônia (ACR) alerta a população sobre a necessidade de cuidados redobrados e divulga algumas orientações que podem evitar dores de cabeça futuras. É normal que o aumento do movimento no comércio, atraia a presença sempre indesejada de golpistas aos centros comerciais. É uma época onde é comum a ocorrência de pequenos furtos, assaltos relâmpagos nas imediações da rede bancária e golpes contra os consumidores desavisados.
O alerta vale inclusive para as compras pela internet. “O consumidor deve verificar se existe uma loja física, para o caso de reclamação ou solução de problema e se há casos de reclamações de consumidores sobre o site onde compra”, explica Vanderlei Oriani, presidente da ACR.
Ele acrescentou que, durante os períodos festivos, a circulação de pessoas em comércios aumenta, o que pode propiciar uma maior ação de ladrões. “Deve-se evitar andar com o aparelho celular exposto e não abrir bolsas no meio da rua. Isto coíbe as ações criminosas”, disse. Para não chamar muita atenção com diversas sacolas, também é recomendável dividir as compras em mais de um dia, quando possível.
Dicas de segurança da Polícia Militar de Rondônia
A Polícia Militar ainda não iniciou as patrulhas nos centros comerciais neste final de ano o que obriga consumidores a redobrar a atenção no momento em que forem fazer suas compras de final de ano. Para isto, a ACR listou algumas dicas aos consumidores, com base em informações da própria Polícia Militar de forma a minimizar ou dificultar a ação de bandidos:
– Evite mexer no celular ou exibir o aparelho em lugares movimentados;
– opte por mexer na bolsa, carteira e sacolas em locais com menos tumulto;
– Não demore em sair ou entrar no carro;
– Se for possível, saia acompanhado para fazer as compras de fim de ano;
– Deixe bolsas e objetos pessoais sempre próximo de você;
– Desconfie de esbarrões acidentais. Se desconfiar de alguém, entre em uma loja;
– Evite carregar muitas sacolas para não chamar atenção;
– Procure não sacar grande quantia de dinheiro. Saque apenas o necessário;
– Evite estacionar o carro em lugares ermos e sem iluminação;
– Caso desconfie e alguém quando estiver estacionando, dê mais uma volta;
– Se for assaltado, não reaja. Procure ajuda e faça boletim de ocorrência;
Medidas de segurança minimizam os problemas
A PM/RO também lembra que, com a aproximação das datas festivas, chegam também as viagens, o que faz com que parte da população deixe a casa sozinha. Vale lembrar que nesses casos, pequenas medidas de segurança auxiliam na precaução contra furtos e roubos.
Durante as férias, é importante que os proprietários das residências invistam em bons equipamentos de segurança em seus imóveis, como câmeras de segurança, trancas e cadeados, bem como é bom avisar os vizinhos da sua ausência. Em caso de qualquer anormalidade, a pessoa deve comunicar imediatamente a polícia.
Nesta época, devido ao pagamento do 13º, PIS/Pasep e salários são prato cheio para golpistas. Atenção redobrada, principalmente na hora de mexer no celular ou sair de bancos com altas somas em dinheiro. A prática do crime de estelionato é muito comum, que é a ação por meios fraudulentos com o intuito de obter vantagens ilícitas, induzindo alguém ao erro.
A forma mais eficaz contra essas ações criminosas é desconfiar de ofertas e negócios aparentemente muito vantajosos, principalmente os que não exigem formalidades legais. Mas, no caso de ocorrências, as pessoas lesadas por qualquer tipo de golpe devem se dirigir à unidade policial mais próxima para formalização da queixa.
Luiz Carlos Ferreira