Modern technology gives us many things.
Reprodução/instagram

Presidente Lula nomeia Williames Pimentel como diretor da Agência Brasileira do SUS

A diretoria da Agência terá mandato de 3 anos

A diretoria da Agência terá mandato de 3 anos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou nesta segunda-feira (27) os três diretores da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS), por meio de decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União. A diretoria da Agência terá mandato de 3 anos.

O ex-secretário de Saúde de Porto Velho (RO) e de Rondônia, Williames Pimentel será o diretor-administrativo da AgSUS. Ele foi diretor administrativo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e do Vigisus – Projeto de Modernização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, no Componente de Saúde Indígena. “É uma honra integrar esta equipe e pode dar minha contribuição de 44 anos de vida pública, tendo exercido cargos municipais, estaduais e federais, colaborando com a política inclusiva do atual governo Lula para reduzir as vulnerabilidades e ampliar a assistência nos locais mais distantes do Brasil”, disse Pimentel.

Com estrutura pensada para a inovação e gestão ágil, a Agência do SUS tem foco nas pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde. A AgSUS foi instituída no último dia 20 por meio do Decreto nº 11.790, conforme autorização da Lei nº 14.621, de 14 de julho de 2023, que transformou a Adaps em AgSUS. A Agência segue constituída como um serviço social autônomo, na forma de pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública, responsável pela execução do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB). Mas ganhou novas atribuições: agora, além de ter a finalidade de promover, em âmbito nacional, a execução de políticas de desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde, também poderá executar as políticas da Atenção à Saúde Indígena, nos diferentes níveis de atenção. Sempre em caráter complementar e colaborativo com a atuação dos entes federativos, sob a orientação técnica e a supervisão do Ministério da Saúde.

Via humorrondoniense

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.