Modern technology gives us many things.

Articulação do MP promove reunião e ajustes relacionados ao atendimento à saúde

Prefeito de Ouro Preto protocolou pedido junto ao Estado, solicitando repasse de 12 milhões de reais para dar continuidade aos atendimentos de saúde no Município

Prefeito de Ouro Preto protocolou pedido junto ao Estado, solicitando repasse de 12 milhões de reais para dar continuidade aos atendimentos de saúde no Município

O Ministério Público, por meio da 1º Promotoria de Justiça da Comarca de Ouro Preto do Oeste, que tem como titular a Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, em conjunto com a Comissão de Intergestores Regionais da Saúde (CIR), realizou a primeira reunião extraordinária com municípios da Região Central e Vale do Guaporé, a fim de tratar sobre os atendimentos de saúde.

A reunião articulada pela Promotora de Justiça teve como objetivo ajustar o atendimento de saúde, após o Prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni, suspender a realização de procedimentos cirúrgicos e exames de moradores de municípios vizinhos, com a justificativa de que a cidade não teria mais orçamento para atender a “demanda extra”. Durante o encontro, que contou com a participação de representantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, a Secretária Executiva do Estado, Michele Daiane Dutra, juntamente com a sua equipe da Secretaria de Saúde (SESAU), apresentou o projeto “Compartilhando Saúde”, que prevê recurso financeiro aos municípios para contratação de leitos cirúrgicos/clínicos, rede de urgência e emergência, cirurgias eletivas gerais e ortopédicas e atendimento materno infantil.

O projeto “Compartilhando Saúde” é a primeiro de uma série de ações previstas para serem realizadas pelo Governo de Rondônia, no intuito de proporcionar melhores condições aos municípios com foco no atendimento à saúde pública do Estado. O projeto foi lançado no final do ano passado, por meio da Portaria n° 4.678, de 1° de novembro de 2022.

A reunião ainda contou com a presença de 17 (dezessete) secretários municipais de saúde, seus assessores técnicos, bem como 8 prefeitos que tinham pactuação com o Município de Ouro Preto do Oeste, sendo eles, Anildo Alberton, de Vale Do Anari; Evaldo Duarte Antônio, de Mirante da Serra; Josmar Alves, Vice-Prefeito de Teixeirópolis; Giliard Gomes, de Theobroma; Gilmar Tomaz, de Governador Jorge Teixeira; Célio Lang, de Urupá; João Levi, de Nova União, e Poliana Gasqui, de Vale do Paraíso.

No decorrer do debate, ficou acordado que o Prefeito de Ouro Preto do Oeste voltaria a atender os demais Municípios até que eles tenham condições de ofertar os procedimentos à população de suas cidades. Para tanto, foi protocolado pedido junto ao Estado, solicitando repasse de 12 milhões de reais para dar continuidade aos atendimentos de saúde no Município.

 

Por Gazeta Central

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.