Treinador do Porto Velho Miners comenta sobre lance polêmico no Super Bowl
Para Maycon Facuri, head coach dos Miners, é uma decisão que perdurará até a próxima temporada
Para Maycon Facuri, head coach dos Miners, é uma decisão que perdurará até a próxima temporada
O Kansas City Chiefs, equipe de futebol americano, foi campeão do Super Bowl XLVII neste domingo. Além do show de Rihanna durante o intervalo, o quarterback dos Chiefs, Patrick Mahomes, mesmo machucado, deu show à parte na decisão. O placar foi decidido por três pontos de diferença, com 38 a 35.
Mas a final do futebol americano também ficou marcada por um lance que originou polêmica nas redes sociais. A arbitragem marcou uma falta de uso ilegal das mãos ou braço para conter o jogador sem posse de bola, conhecida como holding. O lance favoreceu a equipe do Kansas City, que pode avançar mais jardas e seguir na jogada.
Em virtude disto, o ge.globo/ro foi em busca da opinião do treinador do Porto Velho Miners sobre a jogada que gerou tanta polêmica.
Para Maycon Facuri, head coach dos Miners, é uma decisão que perdurará até a próxima temporada. Ele também salientou que a falta serviu para questionar os critérios da arbitragem americana.
– Certamente é uma decisão que iremos discutir no mínimo até a temporada que vem. O James Bradberry (defensor da jogada) confirmou que fez a falta, mas esperava que a arbitragem passasse. Sinto que se não houvesse acontecido nenhum contato, o recebedor não pegaria a bola, pois o passe foi feito muito fora da linha de recepção. De fato, pelo manual de regras a falta acontece. No entanto, diversas jogadas similares aconteceram no decorrer da partida. O ponto é questionar mais os critérios da arbitragem para marcação do que se foi falta ou não – comentou.
ENTENDA O LANCE
O holding, traduzido como segurada, só é permitido quando jogador tem a posse de bola. Os demais jogadores só podem se empurrar para evitar passagem. Se o atacante cometer o lance em um defensor, o time recebe a punição de 10 jardas de recuo. Caso a jogada ocorra de maneira inversa, a defesa recua 5 jardas e cede um avanço automático.
Na situação, o cornerback, zagueiro no futebol americano, Bradburry segurou a camisa do wide receiver dos Chiefs, Smith-Schuster, e atrapalhou o passe realizado por Mahomes. A arbitragem aplicou o uso da falta defensiva em cima de um atacante, havendo um avanço automático do Kansas City. Na sequência, o Chiefs conseguiu a vitória com um field goal, que é o chute entre as traves no esporte.
Fundado em 2017, o Porto Velho Miners surgiu como uma equipe de futebol americana, mas expandiu para outros esportes como basquete e vôlei. Neste ano, é esperada a participação dos Miners no Campeonato Brasileiro de Futebol Americano.
Via Globoesporte.com