Outubro Rosa: Mulheres trabalhadoras na luta pela prevenção do câncer de mama; Sintero reforça seu apoio à campanha
O Sintero através da Secretaria de Gênero e Etnia destaca que o autoexame é a forma mais simples de identificar qualquer alteração nos seios
O Sintero através da Secretaria de Gênero e Etnia destaca que o autoexame é a forma mais simples de identificar qualquer alteração nos seios
O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o câncer de mama. Ao longo do mês de outubro, são realizadas ações incentivando a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce. Estas ações são importantes e podem ajudar a reduzir o índice de mortalidade causado pela doença.
O câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres e em 2020 tornou-se o câncer mais diagnosticado em todo mundo, com mais de 2,26 milhões de casos, o equivalente a 11,7% do total de diagnósticos, conforme o Global Cancer Observatory (GCO).
Apesar do número elevado, especialistas garantem que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: a prática da atividade física, manutenção do peso corporal adequado e o não consumo de bebidas alcoólicas.
O Sintero através da Secretaria de Gênero e Etnia destaca que o autoexame é a forma mais simples de identificar qualquer alteração nos seios. Por isso, incentiva as trabalhadoras em educação a realizarem os exames de rotina e a priorizarem sua saúde.
“O Sintero reforça seu apoio à campanha e convida a todos e todas para que incentive mulheres a buscar o diagnóstico precoce através do autoexame e de mamografias. Assim, reduziremos esse triste índice que atinge as mulheres brasileiras”, disse a presidenta do Sintero em exercício, Dioneida Castoldi.
SINTERO