Modern technology gives us many things.
Foto: Arquivo Pessoal

Após se destacar nos Jogos da Juventude, atleta quer levar luta de Rondônia a voos altos

O ge.globo/ro conversou com Thiago de Oliveira que conquistou duas medalhas nas disputas no Sergipe

O ge.globo/ro conversou com Thiago de Oliveira que conquistou duas medalhas nas disputas no Sergipe

O estudante-atleta Thiago Pereira de Oliveira, de 17 anos, foi um dos nomes de destaque de Rondônia nos Jogos da Juventude 2022 em Aracaju. Aluno do primeiro ano do ensino médio em Porto Velho, ele garantiu o segundo lugar com a medalha de prata e um bronze no wrestling, a luta greco-romana.

Já na capital rondoniense, o ge.globo/ro foi conhecer o potencial do atleta. Para isso, conversou com quem está acostumado com a presença do atleta: o treinador e a família.

Jonas Cipriano, treinador de wrestling, falou sobre a adesão à modalidade. Thiago é praticante desde antes dos 12 anos e muito por influência familiar. Cipriano cita ainda a resiliência em permanecer e focar no esporte.

– O Thiago está com a gente desde criança. Veio através do tio dele que já treina comigo. Ele veio também acompanhado do tio dele desde pequeno e até hoje permanece na academia – revela ao ge.globo/ro.

+ Vôlei feminino e wrestling faturam medalhas nos Jogos da Juventude 2022

O tio, Charles de Oliveira, abordou o contato de Thiago com o esporte. A ideia era um passeio, um olhar, mas aí a paixão foi inevitável.

– Comecei a trazer ele para a academia, para passear comigo e ai foi pegando gosto pela luta. Daí em diante comecei a pegar no pé dele. Vamos treinar que você tem talento – conta.

Thiago Oliveira, atleta do wrestling de RO — Foto: Arquivo Pessoal

Hoje medalhista, para Thiago o início nem era o wrestling, outras artes marciais foram experimentadas anteriormente. Os Jogos Escolares acabaram sendo fundamentais para a escolha que o levou ao pódio.

– Eu praticava Jiu-Jitsu e boxe com o Charles Oliveira. Dai eu ingressei pra cá, quando vim para a academia, e comecei a gostar do esporte, praticar ele. E aí, apareceu wrestling. A chamada para os jogos escolares chegou. Eu fiquei sabendo e me inscrevi nessa modalidade e com pouco tempo de treino. Umas duas ou três semanas com treino de wrestling, eu fui lá pra cima. Já tinha uma noção mais ou menos de como era uma luta devido a luta, eu treinava no jiu-jitsu, então eu já tinha uma noção de como era a luta. E eu fui lá e parti para cima – relata.

Cipriano ressalta justamente a versatilidade do atleta. Onde Thiago se propõe a atuar, o resultado é positivo. O treinador é enfático ao afirmar que o medalhista é completo.

– Treina jiu-jitsu, boxe, já foi campeão várias vezes de jiu-jitsu, luta livre, wrestling, é um atleta completo. Excelente menino e que promete muitas vitórias ainda. Ele ama. Um excelente menino. Filho também, dedicado. Ele vive bem dizer, em prol do esporte. Ele acredita muito no esporte. Então até o sonho que temos pra ele seria as olimpíadas. Caso desse errado nós irmos para o ADCC ou MMA. Caso das olimpíadas o primeiro ponto nós vamos tentar ela. – acredita.

Diante disso, as medalhas conquistadas tem um sabor especial. Sabor de superação misturado com bronze e prata. O bravo Thiago, inclusive, passou por uma lesão que atrapalhou um pouco o processo de preparação visando os jogos. Mas Thiago decidiu encarar e projeta um futuro ainda mais promissor.

– Tem um gosto bem suado. Eu enfrentei, fui pra cima e é muito importante essas conquistas. Essas conquistas dessas duas medalhas aqui. Foi muito importante pra mim. Eu penso em investir mais nesse esporte, o wrestling e continuar me preparando. Fazendo mais competições. Participar de competições internacionais, mundiais quem sabe e trazer esse títulos. Levar o wrestling de Rondônia ou então o wrestling do Brasil lá pra cima – finaliza.

Globoesporte.com

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.