Modern technology gives us many things.

Saiu na Veja – Execução bilionária na usina de Santo Antônio em Rondônia afeta Eletrobras

Informação foi veiculada pela coluna “Radar Econômico” da versão online da revista nacional

Informação foi veiculada pela coluna “Radar Econômico” da versão online da revista nacional

Porto Velho, RO – A versão online da Revista Veja, site nacional, veiculou a seguinte matéria:

“Execução bilionária na usina de Santo Antônio afeta Eletrobras”. (CLIQUE PARA LER A ÍNTEGRA)

Isto, na seção “Radar Econômico”, assinada Josette Goulart.

O texto indica que os fornecedores iniciaram execução judicial que podendo acelerar o pagamento de todas as dívidas da empresa: Furnas como principal acionista.

 A execução de uma sentença arbitral bilionária contra a usina hidrelétrica de Santo Antônio poderá afetar diretamente a privatização da Eletrobras. Os consórcios de fornecedores e construtor da usina ganharam uma arbitragem de 1,58 bilhão de reais contra a empresa, que tem Furnas entre seus principais acionistas.

A subsidiária da Eletrobras detém uma participação de 43% na empresa dona da usina, portanto, responsável por quase metade da dívida. Mas o que torna o caso ainda mais sensível é uma execução judicial da sentença arbitral, que foi iniciada no último dia 07 de abril. Segundo a própria diretoria da usina informou a seus acionistas, em carta do dia 04 de abril, caso não haja o pagamento voluntário do valor da arbitragem  poderá ser feito um bloqueio de contas hoje cedidas a bancos credores e debenturistas.

Este seria motivo suficiente para acionar as cláusulas de “cross default”, ou seja, o pagamento antecipado de toda a dívida da usina que beira os 20 bilhões de reais.

Com informações da VEJA

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.