Risco de inundação descartado por enquanto: Madeira está 5,67 metros abaixo da cota de transbordamento
Porto Velho, Rondônia – A Defesa Civil do Estado de Rondônia reagiu com preocupação às noticiais publicadas recentemente na imprensa do Acre dando conta de que o rio Madeira, em Porto Velho, estaria prestes à provocar nova enchente e isolar aquele Estado.
O tenente bombeiro militar, Artur Luiz Santos, coordenador adjunto da Defesa Civil, criticou os fatos fantasiosos e tratou de colocar as informações reais sobre o nível do Madeira.
“Está muito longe do transbordamento. Não temos interesse em esconder informações, isso é uma irresponsabilidade. Não temos como prever como será em fevereiro ainda, mas não estamos à beira de nova enchente neste momento”, disse o oficial.
Ao meio dia desta segunda-feira (8), o rio Madeira estava com 9,67 metros. No dia 8 de dezembro do ano passado, o nível registrado foi de 9,36 metros, 31 centímetros abaixo do nível atual.
A cota de transbordamento do Madeira é de 15 metros, e hoje o nível do rio está 5,67 metros abaixo do risco de inundação. Apesar das chuvas constantes registradas desde o inicio do mês, o comportamento do rio é considerado normal para o período do ano em comparação ao ano passado.
Para a Defesa Civil, que mantém monitoramento constante do nível das águas de toda a bacia do Madeira, uma nova enchente não está descartada, porém, os números atuais descartam qualquer possibilidade de inundação.
Redação Do Rondonoticias