TRT da 14ª agenda processos para a Semana Nacional da Conciliação
O Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre reuniu na quinta-feira (5/5) para definir agendamentos de processos que estarão nas pautas das Varas do Trabalho, Juízo Auxiliar de Solução de Conflitos e apoio à Execução – JASCONPE, além de processos que tramitam em Segunda Instância para a Semana Nacional da Conciliação, coordenada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT.
Da reunião preparatória que participaram a Secretaria de Corregedoria, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Secretaria Judiciária, Jasconpe, Cerimonial e Assessoria de Comunicação Social, e ficou estabelecido que todas as 32 Varas do Trabalho da 14ª Região estarão priorizando inclusão em pauta, no período de 13 a 17 de junho de 2016 os processos para tentativas de acordos, independentemente em que fase se encontram.
Os agendamentos poderão ser via eletrônica no portal do TRT14 ou pessoalmente ou por telefone nas Varas do Trabalho de origem onde tramita ou tramitou o processo, ou ainda, no Juízo Auxiliar de Solução de Conflitos para solicitar a inclusão em pauta. (AGENDAMENTO)
De acordo com o Juiz Edilson Cortez, coordenador do Jasconpe – TRT14, uma das iniciativas da 14ª Região será de convidar os 10 maiores demandantes na Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre para participarem do evento e procurar solucionar seus processos por meio do diálogo. O magistrado ressaltou ainda a importância do empenho dos servidores e magistrados, e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccionais de Rondônia e Acre para este evento de grande relevância, que tem como objetivo desafogar o volume de processos na Justiça Especializada, concluiu Cortez.
Promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) o evento tem o lema “Conciliação: você participa da solução!”, e visa promover o diálogo entre patrões e empregados para proporcionar acordos conciliatórios nos processos.
Para estimular a participação, a vice-presidência do CSJT vem realizando encontros na tentativa de conscientizar empresas a participarem e apresentarem propostas aos trabalhadores. A primeira edição do evento, realizada em 2015, alcançou R$ 446 milhões em acordos homologados em todo país.