Modern technology gives us many things.

Perguntas e respostas sobre fissuras labiopalatinas

O diagnóstico da fissura labiopalatina vem acompanhado de dúvidas. Confira a resposta para as principais delas

Embora os pacientes possam realizar as cirurgias corretivas, logo no início da vida, ao alcançarem peso  e idade mínima, o  diagnóstico da fissura labiopalatina vem acompanhado de dúvidas, por isso, separamos uma série de perguntas e respostas sobre a anomalia craniofacial mais comum, as fissuras labiopalatinas:

O lábio leporino afeta somente os lábios?

Existem duas condições diferentes: o lábio leporino e a fenda de labiopalatina. No primeiro quadro, as fissuras ocorrem na região dos lábios, ao passo que na existência das fendas labiopalatina, elas acometem não só essa região, mas também o céu da boca, comumente chamado de palato.

As fissuras afetam as funções da boca?

Ainda que sejam reversíveis, as fendas labiopalatinas podem sim comprometer as funções da boca. Dessa forma, é preciso que a criança receba atenção para o correto desenvolvimento da fala, deglutição, alinhamento dos dentes  e tenha  orientação adequada para que não existam prejuízos em sua nutrição.

Fumar e beber durante a gestação, são as causas das fissuras labiopalatinas?

Embora seja possível que os pacientes tenham uma predisposição genética, o uso de tabaco, alguns remédios e o consumo de bebidas alcoólicas durante o período de gestação, também pode influenciar nesta má formação.

<h2> Pessoas que possuem fenda labiopalatina possuem danos neurológicos? </h2>
Não necessariamente, mas a fenda labiopalatina  pode sim estar associada com síndromes como: Treacher Collins, Stickler, Síndrome de Apert, Síndrome de Crouzon e até Síndrome de Down.

É possível diagnosticar se um bebê possui lábio leporino ou fenda de palato antes mesmo de nascer?

Com o avanço dos recursos tecnológicos, atualmente, alguns exames de ultrassom possibilitam a identificação dessa anomalia congênita ainda no período do pré-natal. Dessa forma, a partir do nascimento do bebê, o tratamento é iniciado por uma equipe multidisciplinar.

Bebês que nascem com fissura de palato não podem mamar no peito?

Cada caso deve ser avaliado isoladamente, isso porque os pacientes com fissuras palatinas ou lábio-palatinas podem apresentar dificuldades. Caso não seja possível, a amamentação pode ser realizada através de colher, copinho ou mamadeiras especiais, em que o bico é, na verdade, uma colher de silicone.

Se a fissura labial for isolada, sem comprometimento da gengiva, o aleitamento materno direto pode sim ser possível, mas só uma equipe médica pode avaliar o caso.

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.