Modern technology gives us many things.

Prefeitura corrige problemas na rede de drenagem no centro de Porto Velho

Dando sequência ao trabalho de desobstrução da rede de drenagem para coibir alagações e danos à pavimentação das vias públicas, a prefeitura de Porto Velho designou uma equipe para atuar na Rua Julho de Castilho próximo da Pinheiro Machado, região central da cidade. Uma manilha (tubo de cimento) cedeu e bloqueou o escoamento das águas pluviais, o que vinha causando transtornos para os moradores.

De acordo com o chefe da Divisão de Águas, Esgoto e Drenagem (DAED) da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), o problema foi causado por um vazamento no sistema de escoto sanitário da Companhia de Água e Esgotos de Rondônia (Caerd), que passa sobre a rede de drenagem construída pela prefeitura. “O vazamento causou erosão e fez com que a manilha cedesse”, completou.

A prefeitura teve que interditar a via e abrir um buraco para substituir a tubulação. Foi constatado, ainda, que havia muito lixo no interior dos tubos, o que também prejudicava o escoamento das águas. Para resolver o problema, o caminhão conhecido como “Tatuzão” foi acionado para lançar jatos de água potentes e desentupir as manilhas. Os garis também limparam uma “boca de lobo” – abertura por onde passa a água das chuvas  que estava cheia de folhas e lixo.

No lugar das manilhas danificadas pela erosão, foram instalados dois tubos de PVC com seis metros de comprimento cada e 40 centímetros de diâmetro. Antes, porém, uma equipe da Caerd foi solicitada para conter o vazamento na rede de esgoto sanitário.

Por Augusto José | Fotos  Frank Nery

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.