Modern technology gives us many things.

Rondônia – Ex-prefeito condenado por empresa de fachada usada para desviar dinheiro público

Porto Velho, RO – O ex-prefeito de Cujubim Ernam Amorim, um dos gestores mais condenados pela Justiça de Rondônia por improbidade administrativa, foi novamente sentenciado.

Desta vez, por se articular com outras pessoas em 2010 a fim de fraudar o erário daquele município em proveito próprio, criando empresa de “fachada”, registrada em nome de terceira pessoa, sem sede, funcionários e equipamentos.

Era uma verdadeira empresa “de pasta”, com o propósito de ganhar certame licitatório e desviar dinheiro a favor dos envolvidos.

Além dele, foram condenados: Danielle Gonçalves da Silva, Enéas Antônio Brito Alves Sampaio Souza, Glauber Amálio dos Santos e G.A dos Santos.

Foram absolvidos: Franciane Brito Alves Sampaio de Souza, Roberta Eulina França Brito dos Santos e Barbara Carolina França Brito dos Santos. Cabe recurso da decisão: tanto dos condenados quanto por parte do Ministério Público.

“O requerido Ernan Santana Amorim, então Prefeito do Município de Cujubim/RO ao tempo dos fatos, era ciente do não funcionamento do equipamento raio-x e de sua impossibilidade de funcionar frente às questões de falta de subestação e isolamento da sala. Era gestor público e autor das autorizações de licitação das reformas necessárias. Como era ciente das impossibilidades físicas que limitavam a unidade de saúde em receber um equipamento para realização de exames de raio-x, jamais poderia ter autorizado a locação do maquinário e, quiçá ter autorizado tantos pagamentos à empresa G.A dos Santos. Agiu com dolo específico dando causa a prejuízo ao erário, facilitando a incorporação ao patrimônio particular da empresa G.A dos Santos, de verba pública do Município de Cujubim”, destacou a juíza Deisy Cristhian Lorena de Oliveira Ferraz, da 1ª Vara Cível de Ariquemes, prolatora da sentença.

Confira abaixo as penas impostas aos condenados

Rondoniadinamica

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.