Ministério Público de Rondônia inicia Encontro de Centros Operacionais em Porto Velho
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão (Coplan) e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 17 de agosto, no edifício-sede da Instituição, em Porto Velho, o III Encontro de Centros de Apoio Operacional do MPRO, reunindo Promotores de Justiça de todo o Estado.
O encontro foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, que destacou a importância do evento diante da necessidade de realinhamento do Plano Geral de Atuação (PGA) do MP/RO. “Temos que nos reunir sempre para discutir, ampliar e focar nossa missão constitucional, a fim de que nossa atuação institucional seja mais efetiva”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça, frisando que o momento social brasileiro é crítico e ,embora o cenário local seja um pouco melhor, são nesses momentos que o Ministério Público é mais chamado a agir.
Também compuseram a mesa de abertura do evento, a Corregedora-Geral do MP/RO, Procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, e o coordenador da Coplan e diretor do CEAF, Promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho.
A palestra de abertura foi proferida pela diretora de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério Público do Acre, Antônia Francisca de Oliveira, que abordou o tema “Captação de Recursos Externos: Fonte para Investimentos Estratégicos Institucionais”.
Ela ressaltou que só se consegue captar recursos externos de um parceiro se houver, além de confiança na Instituição, a apresentação de bons projetos. “O Ministério Público é um órgão de alta confiabilidade, mas precisa apresentar bons projetos para captar recursos externos”, enfatizou. Segundo ela, são critérios fundamentais para definir um projeto estratégico que ele tenha interesse e traga benefícios para todos. “Não dar para ter 50 projetos e não caber no orçamento e não adiantar ter projetos que não gerem alto impacto e benefícios para sociedade”, enfatizou.
Programação:
No primeiro dia do III Encontro dos CAOPs, os temas discutidos foram nas áreas de atuação dos Centros de Apoio Operacional Criminal, Infância e Saúde. O encontro prossegue nesta terça-feira, dia 18 de agosto, a partir das 8 horas, abordando discussões nas áreas dos CAOPs da Execução Penal e Meio Ambiente.
O encontro se encerra na quarta-feira, dia 19 de agosto, com temáticas voltadas as áreas dos CAOPS da Educação e Probidade Administrativa.