Modern technology gives us many things.

Coronavírus pode já ter matado entre 3.800 e 15,6 mil no Brasil, diz estudo divulgado pelo UOL

Estudo levou em consideração a data exata do óbito das vítimas da covid-19

Estudo levou em consideração a data exata do óbito das vítimas da covid-19

Reportagem publicada pelo UOL neste sábado revela que o Brasil pode ter hoje ao menos o dobro de pelo novo coronavírus em comparação com o número oficial divulgado pelo , aponta estudo exclusivo feito a pedido do UOL pelo Observatório -19 BR.

O grupo, que reúne pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, também chegou a calcular que, em um cenário mais pessimista, o número pode ser até nove vezes o dado oficial. O levantamento levou em conta a demora entre as ocorrências das mortes
e a entrada delas nas estatísticas do governo.

Olho nos casos

Para o médico infectologista Mateus Westin, professor da UFMG (Universidade Federal de ), saber o número de casos é mais importante do que a quantidade de mortes para que se tomem medidas de prevenção à transmissão da doença.

Até sexta-feira (17), o Brasil tinha 160 casos a cada um milhão de brasileiros. Na mesma proporção, são 10 mortes por milhão.
Westin —que não faz parte do grupo do observatório— diz que “o número de mortes por é um marcador tardio” sobre a circulação do vírus. Para ele, ao observar apenas o óbito, estaríamos “analisando a situação com três a quatro semanas de atraso”, considerando o início do período na fase assintomática da doença.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NO UOL

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.