Modern technology gives us many things.

Furtos e roubos constantes assustam comerciantes de Porto Velho

Polícia Militar diz que segurança vai ser reforçada nos centros comerciais. Nove furtos e doze roubos foram registrados nos últimos três meses, diz PM.

Comerciantes da avenida Carlos Gomes, importante centro comercial de Porto Velho, estão assustados com furtos e roubos constantes. A Polícia Militar confirma nove furtos e 12 roubos nos últimos três meses, mas os lojistas que contam com segurança privada e monitoramento eletrônico, dizem que a ocorrência dos crimes é quase diária.

O último caso foi registrado na madrugada de sexta-feira (22), em uma ação que foi gravada pelo circuito de monitoramento da loja de roupas. As imagens mostram um homem segurando uma caixa próximo à vitrine. Ele chuta o vidro que se rompe na hora. Em seguida, o criminoso entra na loja e, em poucos minutos, coloca roupas e outros acessórios dentro da caixa.

O proprietário da loja, que prefere não ser identificado, conta que esta foi a segunda vez que a loja foi furtada, apesar de possuir seis câmeras de vídeo e ser monitorada por empresa de segurança.

O empresário Ricardo Tomás, lojista na via há dois anos, também já foi alvo de assaltos duas vezes. Ele reforçou a segurança com uma grade em frente à vitrine, além de câmera de monitoramento. “Infelizmente, a gente passa por essa situação de ser acordado de madrugada porque furtaram nossa loja. Não temos segurança, por isso devemor procurar a melhor forma para proteger nosso patrimônio”, disse.

A falta de policiamento não é o único problema enfrentado pelos comerciantes após fecharem as portas. Os criminosos desenvolvem habilidades quase inacreditáveis como passar um relógio por uma fresta com menos de um dedo de espessura. Em imagens de um circuito interno, um homem alcança um relógio com a ajuda de um arame e, em pouco tempo, passa a mercadoria pela fresta, sem problemas. Toda a ação dura 23 minutos.

Em um grupo formado nas redes sociais pelos lojistas, a notícia dos furtos corre rápido e assusta. Eles trocam experiências sobre medidas para reduzir os índices de furtos, mas o que compartilham mesmo é a frustração e volta pela falta de providências.

É o que afirma a empresária Sandra Hikague, que se revolta com a falta de policiamento e insegurança. “Às vezes acontecem furtos em duas lojas em uma noite. A cada dois dias estamos sabendo de crimes como estes. Por isso estamos pedindo ajuda ao secretário para no policiamento”, pontua.

O comandante do Primeiro Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) e responsável pelo policiamento na região central reconheceu o aumento dos casos. Segundo ele, nove furtos e 12 roubos aconteceram nos últimos três meses. Ele disse que a corporação está trabalhando para intensificar a presença de policiais nos grande corredores comerciais de Porto Velho como as avenidas Pinheiro Machado, Carlos Gomes, Sete de Setembro e Calama.

Segundo ele, a PM está acompanhando o crescimento dos índices de furtos e roubos que estão acontecendo em toda a capital. Mas deixou orientações sobre medidas de segurança importantes. Entre as recomendações estão a instalação de um sistema de trancamento elétrico nas portas e cautela com pessoas que entram nos estabelecimentos com capacete.

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.