Modern technology gives us many things.

Travessia ilegal de bolivianos em Rondônia faz prefeito pedir intervenção do Exército

 

Porto Velho, RO — O jornal eletrônico Dinâmica teve acesso, com exclusividade, a um documento de caráter restrito e que já aportou à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec/RO), pasta gerida, na gestão Coronel , por José Hélio Cysneiros Pachá.

O relatório, revelado por fonte palaciana que não quis se identificar, diz respeito à determinada investigação deflagrada pela (PM/RO).

Registrado no dia 25 de março, o documento revela que a PM/RO recebe, geralmente no período eleitoral, denúncias dando conta de que “políticos e candidatos a cargos eletivos têm se favorecido de uma prática ilegal”.

Essa prática, ainda de acordo com a instituição, é resumida através da ação de trazer bolivianos de comunidades ribeirinhas (Remanso, Piso Firme, Bela Vista, dentre outras) ao Município de Pimenteiras do Oeste, cidade que faz divisa com a Bolívia.

“[…] e com falsas declarações de residência emitem documentos brasileiros, dentre eles o título de eleitor, com único objetivo de compra de votos, visto que os ribeirinhos das referidas comunidades vivem em situação de extrema pobreza e trocam seus votos por pequenos favores ou quantias”.

A (PF) chegou a atuar fazendo operações de repressão à postura ilícita narrada, porém, assevera dado encartado ao relatório,  que “recentemente” o expediente criminosos regressou ao panorama na cidade.

Três cidadãos, mencionados por suas alcunhas, estariam transportando os bolivianos a Pimenteiras “e os abrigando em uma casa, com o fim de fazerem o Cadastramento Biométrico”.

A preocupação, por outro lado, gira em torno da pandemia voltada à deflagração de casos do Coronavírus em Rondônia.

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.