O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif e parte do seu secretariado, se reuniram na última sexta-feira (17), na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), com lideranças comunitárias das ocupações urbanas Monte Sinai, Dilma Rousseff, Aparecida, Rosalina Carvalho e Jartdim das Flores, além de representantes de comunidades ribeirinhas como São Carlos Aliança e Itacoã, integrantes do Movimento por Moradias e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
As lideranças reivindicaram moradias dignas, regularização fundiária das áreas ocupadas, unidades de saúde, infraestrutura, limpeza e transporte coletivo, dentre outros itens. No caso dos representantes do baixo Madeira, a principal reivindicação é quanto a agilidade na construção do novo distrito de São Carlos.
O secretário de planejamento, Jorge Alberto Elarrat mostrou o mapa de arruamento e organização dos lotes da primeira etapa de construção do novo São Carlos. A área urbana do distrito será mesclada por ruas e calçadas, terá equipamentos públicos como escola e unidade de saúde, e cada lote para moradia será de 25 por 50 metros. A segunda fase dos trabalhos, conforme Elarrat, será apresentada posteriormente, porque depende da limpeza do terreno, mas deverá seguir o mesmo padrão.
Cada secretário teve a oportunidade de falar o que está sendo feito por sua pasta e o que poderá ser atendido a curto, médio e longo prazo, dentre os itens reivindicados. Nazif por sua vez informou que a prefeitura está tomando todas as providências necessárias dentro de sua esfera de competência e da legalidade, com vistas a minimizar o sofrimento das pessoas e, consequentemente, garantir melhor qualidade de vida a todos.
Segundo Nazif, a prefeitura tem se reunido constantemente com os moradores para ouvir suas demandas e informar os encaminhamentos que estão sendo dados. “A prefeitura tem sido o maior defensor de vocês, tem dado todo apoio dentro do possível. Estamos sempre dispostos a ouvir vocês e buscar soluções”, enfatizou.
Resultados
A líder do movimento por moradias, Rosália Oliveira, agradeceu o empenho de toda equipe do prefeito Mauro Nazif, falou sobre as conquistas obtidas com o apoio da prefeitura, mas também pediu que, se possível, sejam agilizadas medidas que possam evitar o despejo das famílias que ocupam essas áreas que dependem de regularização. Ela teme que as famílias, todas carentes, percam o que já investiram na tentativa de realizar o sonho da casa própria.
O coordenador estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens, Océlio Muniz, também se disse bastante satisfeito com a postura da prefeitura, que sempre vem demonstrando boa vontade para dialogar. Ele ficou feliz ao saber que os trabalhos para a construção da primeira etapa do novo distrito de São Carlos estão bem avançados. “Acreditamos que logo teremos a solução definitiva para os moradores de São Carlos”, disse em tom de comemoração.
Por Augusto José | Fotos Frank Nery
Relacionado