Acir alerta para possibilidade da crise chegar ao campo
A crise pode chegar ao campo. O alerta é do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que apontou como preocupante o risco de queda na safra de grãos e nos produtos da cesta básica na safra 2015/2016.
O problema, segundo o senador, é que não existe crédito com juros baixos para o chamado pré-custeio da safra, que se refere às compras de insumos e sementes para o início do plantio e que geralmente são feitas em março e abril.
Acir Gurgacz disse que, em Rondônia, até agora ninguém conseguiu comprar nada porque ou os bancos não estão oferecendo esse tipo de crédito ou, quando oferecem, os juros são altos demais. Até o programa de agricultura familiar sofreu queda nesse tipo de financiamento, advertiu o senador.
“A preocupação dos agricultores, que também é uma preocupação nossa, é que o atraso no início da safra e a redução na produção possam afetar a produção agrícola e a economia do nosso estado e também, é evidente, a economia do país, com efeito cascata em outros setores. Não podemos deixar que isso aconteça e temos que tomar providências urgentes para que a agricultura não pare”, alertou o senador.
Acir Gurgacz também pediu ao governo que libere dinheiro para o pagamento do seguro rural. Ele disse que, faltando apenas três meses para o término do ano agrícola 2014/2015, o governo pagou apenas R$ 10 milhões dos R$ 700 milhões referentes aos prêmios das apólices de seguro rural. “Se o governo não pagar, a conta vai ficar com o produtor”, afirmou.
AUDIÊNCIA – O senador Acir Gurgacz é um dos autores do requerimento aprovado nesta semana na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal para a realização de uma audiência pública, na próxima quinta-feira, para avaliar as perspectivas do crédito rural para a safra 2015/2016. O evento está confirmado e terá a presença do vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias.