Grupos de manifestantes tentam invadir Palácio do Governo durante protesto em Porto Velho
PORTO VELHO – Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), tentaram invadir, na manhã desta quinta-feira, a sede do Palácio do Governo do Estado, em Porto Velho. Os manifestantes foram contidos pela Polícia Militar e Com faixas, cartazes, um caminhão de som e até foices, tomaram à frente do palácio.
Os grupos reivindicam, dentro da Jornada Nacional em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre em todo o Brasil, que a reforma agrária volte à pauta do governo e pedem o assentamento de todas as famílias que estão acampadas à margens de estradas.
O protesto também contempla a parte da Jornada Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas, que luta pelos direitos trabalhistas das mulheres do campo e reivindica junto à Previdência Social a universalização do salário-maternidade e a inclusão das trabalhadoras informais nos direitos previdenciários, entre outras causas.
Segundo as informações, aproximadamente mil pessoas estiveram na manifestação fizeram uma passeata pela principais ruas do centro de Porto Velho e depois tentaram invadir o Palácio do Planalto.
Um grupo de 25 mulheres conseguiu entrar para se reunir com o vice-governador, Daniel Pereira (PSB). No encontro, ainda em andamento, estão sendo apresentadas reivindicações das categorias como reforma agrária, educação no campo e saúde da mulher agricultora.
Com faixas, cartazes, um caminhão de som e até foices, (atualizada às 14h30)