Modern technology gives us many things.

Marcos Rogério critica decisão do STF que criminaliza homofobia no Brasil

Ele disse que vai apresentar projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da decisão

Ele disse que vai apresentar projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da decisão

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) disse em Plenário, nesta segunda-feira (17), estar preocupado com os rumos da discussão sobre a homofobia no Brasil, ao criticar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que equiparou a homofobia ao crime de racismo.

Ele disse que vai apresentar projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da decisão que, na opinião dele, equivocadamente, criminaliza a opinião e iguala a noção de raça à orientação sexual e à identidade de gênero.

Marcos Rogério lembrou que, ao igualar a homofobia ao crime de racismo, o Supremo decidiu também que a homofobia passa a ser um crime imprescritível, cuja respectiva ação penal poderá ser ajuizada a qualquer tempo, aumentando a insegurança jurídica.

— Como alternativa a isso, que considero uma construção de erro histórico de interpretação e aplicação de nossa Constituição, apresentei Projeto de Lei (PL 3032/2019), que altera o código penal e estabelece na Lei Penal Geral, aplicável a todos os brasileiros, a proteção ao segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) como qualificadora no caso de crime contra a vida, e também para os casos de lesão corporal e qualquer tipo de violência que seja comprovadamente em razão da condição homossexual — explicou.

O senador citou que um outro projeto (PL 672/2019), em análise no Senado, também equipara a homofobia ao crime de racismo. Só que, pelas discussões, há a possibilidade de um acordo para que o Congresso Nacional construa uma lei justa, que atenda aos interesses da comunidade LGBT.

Por Agência Senado

Relacionado
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.