SESDEC divulga resultados de operações contra criminosos em Rondônia
Medidas táticas e intensivas de combate ao crime têm estabilizado a rotina em Rondônia
Medidas táticas e intensivas de combate ao crime têm estabilizado a rotina em Rondônia
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESDEC) contabiliza as ações realizadas nesta semana contra facção criminosa que matou um cabo da Polícia Militar e causou diversos atos terroristas com incêndios e ataques criminosos. Os principais acontecimentos foram em Porto Velho, a capital, onde o grupo criminoso controlava o conjunto habitacional popular orgulho do Madeira. Entre os presos, 35 foram recolhidos por ordem judicial, oito por atos terroristas, e outros 45 foram detidos provisoriamente para averiguações.
Desde o início da recente onda de ataques que resultaram em veículos incendiados, o governo de Rondônia tem mobilizado uma força-tarefa para restabelecer a segurança e garantir a paz da população. Ações integradas entre as forças policiais do estado ganharam reforços da parceria dos governos do Acre, Amazonas e Mato Grosso, atuando no combate à criminalidade.
A operação, denominada “Aliança pela Vida, Moradia Segura II”, desenvolvida no residencial Orgulho do Madeira, Zona Leste de Porto Velho, além do reforço no policiamento em outros bairros da Capital e localidades do estado, reúne forças policiais estadual e federal, que estão atuando em conjunto para maior segurança da sociedade. No Orgulho do Madeira, por exemplo, os moradores estão se sentindo mais seguros desde as ações de combate à criminalidade.
Desde o início das ações, foram registradas 1.847 abordagens policiais consideradas um procedimento legal que permite à polícia interagir com cidadãos para garantir a segurança pública, sendo importante para localizar e prender infratores, e investigar atividades ilícitas.
Também no período de 13 a 17 de janeiro, foram apreendidas 13 armas de fogo e efetuados 35 mandados de prisão. Conforme boletim apresentado pela Polícia Militar, mais oito pessoas foram presas acusadas de participação nos atentados incendiários que estavam ocorrendo, tanto na Capital quanto em outros municípios.
O boletim da Policia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), também aponta que 45 pessoas foram conduzidas para esclarecimentos. Em cinco dias de operação, as forças de segurança policiais recuperaram 7 veículos e apreenderam 2,8 quilos de entorpecentes.
A força máxima no policiamento, coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), conta com a atuação da Polícia Militar; Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO); Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO); Polícia Técnico-Científica (Politec); Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Força Nacional de Segurança Pública (FNSP); além da forças policiais de Acre, Amazonas e Mato Grosso.