Queimadas em Rondônia é tema de reunião no TCE-RO
O presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, e o vice-presidente e relator das contas do Governo do Estado, Paulo Curi Neto, coordenaram a reunião desta quinta-feira
O presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, e o vice-presidente e relator das contas do Governo do Estado, Paulo Curi Neto, coordenaram a reunião desta quinta-feira
Em razão da situação climática alarmante vivenciada no estado, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) promoveu uma reunião emergencial, com representantes de Poderes e Órgãos autônomos, forças de segurança, defesa civil e instituições do setor agrícola.
O encontro serviu para discutir estratégias e soluções imediatas para o enfrentamento das queimadas, provocadas pelos incêndios florestais.
Dados
Dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) mostram o aumento significativo de queimadas em Rondônia. Em 2024, cresceu 2,7 vezes em comparação ao mesmo período em 2023.
No último dia 1º de setembro, foram detectadas 114 queimadas no estado, um número 250% maior que o registrado no ano anterior.
Diálogo
A reunião foi coordenada pelo presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, e pelo vice-presidente e relator das Contas do Governo, Paulo Curi Neto.
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Miguidônio Loiola, e o conselheiro-substituto, Francisco Júnior, também estiveram presentes na reunião.
Antes do início dos debates, o servidor do TCE-RO, Luís Bueno, apresentou um panorama de dados referentes ao cenário vivido no estado.
Alguns dos dados apresentados são alarmantes. Apontam uma previsão de regime de chuva abaixo da média para os próximos meses, além do aumento significativo de queimadas em áreas protegidas.
Durante a reunião, os representantes discutiram questões voltadas ao combate à fumaça de queimadas, provenientes de outros estados.
Debateram também outros pontos, como a falta de educação ambiental por parte da população e a falta de profissionais para o combate efetivo dos incêndios florestais.
Os representantes do TCE-RO ainda enfatizaram a importância das autoridades estaduais fortalecerem ações para enfrentarem o problema.
O Tribunal de Contas vai, também, monitorar a efetividade das ações, destacadas durante a reunião.
Participantes
Participaram do evento desta quinta-feira, representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, da Assembleia Legislativa, da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia e do Ministério Público do Estado de Rondônia.
Também presentes, representantes do Ministério Público Federal, da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).
O encontro ainda teve a presença de representantes da Casa Civil, das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), de Finanças (Sefin), de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, da Defesa Civil e da Polícia Militar de Rondônia, bem como da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia.