Pretendentes à adoção em Ji-Paraná e Presidente Médici participam de curso preparatório
A abertura do curso de preparação foi feita pela juíza da Infância e Juventude, Elisângela Frota Araújo Reis.
A abertura do curso de preparação foi feita pela juíza da Infância e Juventude, Elisângela Frota Araújo Reis.
O Núcleo Psicossocial da Comarca de Cacoal realizou, nos dias 8 e 9 de agosto, o Curso Preparatório para Adoção, no qual reuniu pretendentes de várias comarcas, dentre elas Ji-Paraná e Presidente Médici. O curso é um período onde os postulantes recebem orientações psicossociais e jurídicas relacionadas ao assunto, com caráteres educativo e pedagógico, e buscam proporcionar um momento de reflexão sobre a natureza da parentalidade por meio da adoção e a compreensão dos candidatos acerca dos sentimentos e dificuldades que podem apresentar-se nas relações adotivas.
O curso, que é uma exigência da Lei nº12.010, de 2009, também busca proporcionar um momento de avaliação de suas próprias motivações e capacidades necessárias para a educação da criança adotiva. A abertura do curso de preparação foi feita pela juíza da Infância e Juventude, Elisângela Frota Araújo Reis.
Em seguida, a equipe técnica do NUPS conduziu as atividades pela manhã. Entre os temas abordados destacou-se a própria Lei da Adoção, estatísticas, histórias de vida, revelação da adoção, adoção tardia e grupo de irmãos. Também houve no decorrer do curso a participação da defensora pública Mariana Gurgel Medeiros e da promotora de Justiça Cláudia Machado dos Santos Gonçalves.
Via TJ/RO